whatsapp
(44) 3224-8931
11/11/2021

Tecnologia 5G: qual o impacto esperado na área da saúde?

Cinque Terre

 “Uma grande promessa da nova tecnologia está na telemedicina”

No dia 05/11/2021(sexta-feira) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu o leilão de frequência de 5G às empresas interessadas em explorar a nova tecnologia no país. O Brasil é o primeiro país da América Latina a adotar o 5G.

 Considerada uma internet móvel ultrarrápida, a velocidade do 5G leva 40 milissegundos do atual 4G, para 1 milissegundo para enviar um pacote de dados e receber resposta. Com sua chegada, chamadas em vídeo e reuniões por videoconferência serão muito mais estáveis e poderão ser realizadas onde você estiver.

Na área da saúde serão possíveis diversas inovações, é previsto que o 5G torne a Saúde mais conectada às pessoas, ajude na prevenção, e alce um novo padrão para procedimentos. Uma grande promessa da nova tecnologia está na telemedicina. Com a alta velocidade de conexão e baixa latência, isto é, tempo menor para envio e recebimento do sinal, a comunicação entre profissionais à distância será facilitada. Assim, exames e procedimentos poderão ser acompanhados por equipes remotas, em tempo real, sem falhas e com uma rapidez nunca vista de resposta.

Para o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, a telemedicina, que foi aperfeiçoada pelos serviços de Saúde durante a pandemia, possui um futuro promissor. Balestrin defende que “O recurso mostrou a sua eficiência durante esse período crítico e provou que é capaz de ampliar a assistência de maneira segura e eficiente”.

O 5G também deve trazer novas formas de monitoramento da saúde dos pacientes, mesmo à distância. Isso deve abrir a porta para diversas oportunidades de negócios, como a criação de aplicativos e dispositivos, mudanças nos planos de saúde e seguros (que poderão ser mais personalizados). Diagnósticos mais precisos, cirurgias e procedimentos automatizados, e exames mais rápidos são apenas algumas das aplicações possíveis que veremos se tornar realidade nos próximos anos.

A Anatel divulgou que a tecnologia deve começar a funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal a partir de julho de 2022, pela Claro, Vivo e Tim. Para que esteja implementada em todo o país, a Anatel prevê um lapso de oito anos, com total funcionamento em julho de 2029.

SHESSMAR - Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região
(44) 3224-8931 / (44) 9888-8834
[email protected], [email protected], [email protected]
Rua Neo Alves Martins, 2999 - Centro - 11º andar, salas 112, 113, 114 - Edificio Marquezine Trade Center
CEP: 87013-060
Maringá / PR
© SHESSMAR - Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região - Todos os direitos reservados