A Santa Casa de Rio Preto e o Hospital Bezerra de Menezes paralisaram parcialmente o atendimento nesta terça-feira, 19, em protesto pelo baixo repasse de verbas do Ministério da Saúde, segundo as instituições, para pagamento de atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Santa Casa vai suspendeu por 24 horas a realização de cirurgias eletivas, exceto as operações cardíacas e relacionadas à retirada de tumores cancerígenos.
No Hospital Bezerra de Menezes a paralisação ocorreu das 9h às 11h desta terça-feira, exceto para atendimentos emergenciais.
Valdir Furlan, diretor administrativo da Santa Casa, afirma que a instituição reivindica correção dos valores das verbas para manter o atendimento, porque o repasse fica aquém do real custo dos procedimentos.
"Além da Santa Casa de Rio Preto, outros hospitais beneficentes em todo o Brasil sofrem a ano com a defasagem. Há um subfinanciamento do SUS", afirma o diretor.
O provedor da Santa Casa, Nadim Cury, acrescenta que os insumos hospitalares estão tendo aumentos de preços muito acima da inflação e as tabelas de remuneração do SUS não são reajustadas há mais de 15 anos. "Há um descompasso entre receitas e despesas", afirma. Segundo ele, últimos levantamentos apontam que, para cada R$ 100,00 gastos, as isntituições recebem R$ 55,00 e bancam a diferença.
A tabela de pagamento de procedimentos do SUS, que, segundo as instituições, está defasada, teria causado o fechamento de 300 hospitais filantrópicos nos últimos seis anos, conforme levantamento da Confederação das Santas Casas do Brasil.
A direção da Santa Casa de Rio Preto e do Hospital Bezerra de Menezes garantem que o atendimento será normalizado na quarta-feira, dia 20.
Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/santa-casa-de-rio-preto-e-hospital-bezerra-de-menezes-fecham-por-um-dia-em-protesto-por-verbas-1.961207